O que é uma marca?

Marca é um nome, um sinal que identifica e individualiza a empresa, produtos e serviços e os distingue dos produtos e serviços de seus concorrentes. Uma marca pode ser constituída por nomes, imagens, símbolos, formas gráficas ou a combinação destes elementos.

A marca é considerada um bem intangível, e tem o poder de representar e transmitir as características e qualidades da empresa quanto ao seus produtos e serviços, auxiliando o consumidor na escolha daquilo que mais atende suas necessidades.

A marca em sua natureza pode ser de produto, serviço, coletiva, ou de certificação:

Marca de produto: marca usada para distinguir produtos de outros idênticos, semelhantes ou afim de origem diversa.

                                          marca   produto marca  de produto

Marca de serviço: marca usada para distinguir serviços de outros idênticos, semelhantes ou afim de origem diversa.

                                    marca de  servico       marca de servico

Marca de certificação: A marca usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada. 

                                          marca d certificacaomarca de  certificacao

Marca coletiva: A marca usada para identificar produtos ou serviços provindos de membros de um determinado grupo ou entidade.

                                     marca  coletivamarca coletiva

Quanto à forma de apresentação de uma marca, pode ser nominativa, mista, figurativa ou tridimensional.

Nominativa: Sinal constituído apenas por palavras, ou combinações de letras e/ou algarismos, sem apresentação fantasiosa;

                                         marca  nominativa       marca nominativa

Mista: Sinal que combina elementos nominativos e figurativos;

                                  marca mista marca  mista

Figurativa: Sinal que constituído por desenho, imagem, formas fantasiosas em geral;

                                marca   figurativamarca   figurativa I

Tridimensional: Sinal constituído de forma plástica distintiva e necessariamente incomum ao produto.

                          marca tridimensional  marca  tridimensional

Agora que já conhece estas definições, entre em contato conosco, e verifique gratuitamente com nossos consultores se a marca pretendida ou já utilizada pela sua empresa está disponível para registro, ou se já existe uma marca igual ou parecida já atuando no mercado. Ligue: 011 3214-1190 ou acesse www.grupomercosul.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *