O que vale mais, a marca Coca-Cola ou a marca da sua empresa?

Coca cola e sua marca

A resposta é simples e direta, depende de como você enxerga e valoriza a sua própria marca (empresa). Obviamente a marca Coca-Cola vale bilhões, e está presente na mente e na casa de milhares de pessoas ao redor do mundo, e não é à toa que esta é a marca mais conhecida do planeta. Este reconhecimento não surgiu da noite para o dia, mas com anos de muito esforço, comprometimento, e valorização à própria marca.

O que a Coca-Cola tem em comum com outras marcas, é que ela começou apenas com um empreendedor e uma ideia. O que todo empresário precisa ter em mente, é que a construção de uma boa marca começa juntamente com o próprio negócio. Se antes, o objetivo da marca era distinguir um produto do seu concorrente, hoje, além de ter a obrigação de ser distinta e exclusiva, ela deve se comunicar com consumidor e despertar nele, ideias e sentimentos que gerem estímulos e confiança.

Uma marca passa a ser um diferencial altamente competitivo, quando o empresário passa a enxergar a própria marca como estratégia fundamental para a conquista e fidelização do cliente. Valorizar a própria marca e identificar seu potencial é essencial para a sua sobrevivência no mercado. Uma empresa que não valoriza a própria marca está condenada ao esquecimento e consequentemente ao fracasso.

Muitos empresários ainda não se deram conta de que valorizar a própria marca é acima de tudo, zelar pela imagem e reputação da empresa. Comprometer-se com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos no mercado, atender as necessidades dos clientes e superar suas expectativas, e saber exatamente qual é a imagem que sua marca transmite ao publico, já é zelar pela sua reputação, mesmo por que a empresa deve ser a única responsável pela sua atuação no mercado.

Se voltarmos à questão de valores e comprometimento com a própria marca, podemos até afirmar que em termos de valores “Uma marca vale para seu proprietário, tanto quanto a marca Coca-Cola vale para os seus.”, ou pelo menos deveria ser assim. Já o retorno financeiro, é proporcional ao comprometimento e o respeito com a própria marca, imagem e reputação, juntamente com o respeito ao consumidor.

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