Você sabe o que é abrangência de marca?

 

Abrangencia de marca adidasO INPI garante a proteção da marca de acordo com a Classificação Nacional de Produtos e Serviços, um total de 45 classes. Cada pedido de registro de marca deve assinalar uma única classe, que corresponde à área de atuação da empresa, mas na prática, nem sempre uma única classe representa todas as atividades de uma empresa. A necessidade de proteção da marca em outras classes se dá na mesma proporção do registro ser feito em apenas uma classe, isso porque, se pensarmos no objeto social da empesa, uma classe complementa a outra.

Nos casos em que o ramo de atividade da empresa abranger mais de uma classificação, é necessário verificar a disponibilidade do registro e proteger a marca em todas as classes que poderão ser explorada, e assim garantir a proteção da marca de uma forma mais completa e abrangente. Por ex. uma empresa que fabrica materiais esportivos de viagem, deve fazer o registro de sua marca nas classes: 22 – (Tendas, barracas), 25 - (Roupas, acessórios de vestuário, artigos de viagem), 28 – (Artigos para ginástica e esporte em geral), e 35 - (Serviços auxiliares ao comércio de mercadorias, e serviços de criação e confecção, sob encomenda, de artigos do vestuário em geral). Neste último caso, o fabricante, mesmo não tendo o interesse em ter uma loja própria, impede terceiros de criar uma loja passível de confundir o consumidor de seus produtos.

Quando o registro da marca é feito em apenas uma classe, as demais áreas ficam disponíveis para que terceiros que tenham interesse em um nome parecido ou igual faça o registro, e o mesmo será aceito pelo INPI que entende que por serem em classes distintas não causará confusão na mente do consumidor. Por outro lado, a empresa que registrou a primeira marca, não mais poderá pleitear o registro nas outras categorias por que já tem uma outra marca registrada, certamente a de um concorrente.

analise

Para saber se uma marca se enquadra em mais de uma classificação, é necessário verificar o objeto social da empresa e analisar quais atividades podem ser alvo de interesse de investimento da empresa a médio e longo prazo, desta forma fica mais fácil identificar as classes compatíveis com a área de atuação e proteger a marca de forma mais completa e abrangente.

Caso já tenha o registro da marca, entre em contato conosco e verifique se sua marca está disponível para registro nas classes nas quais a sua marca ainda não está protegida, fazemos uma analise da marca de acordo com objeto social da sua empresa. Nosso serviço de busca de marca é gratuito e sem burocracia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *